Estão sempre por aqui...

terça-feira, 24 de julho de 2012

Sei que Tenho andado Sumida...


Sei que tenho andado sumida, mas com muita saudade do meu cantinho e de contato com as amigas virtuais que aqui fiz. Peço desculpas. 
Na verdade,  a  Vida cotidiana... falta de tempo... afazeres... cansaço...Todo mundo passa ou já passou  por um período assim...                                                                                                
 Tenho muitas idéias e peças que fiz para postar, e aos poucos vou me organizando. Agora de volta, aprendendo a mexer com esse modo novo do Blog, vou apanhando, acertando e aprendendo, hehehehehehe 

Muitas pessoas me perguntam a diferença entre Porcelana e Louça e vou começar falando sobre isso:                                                                                                                

As  Porcelanas:  são fabricadas com massas preparadas  basicamente com  argila, quartzo, caulim e feldspato e são queimadas ( assadas ) em fornos especiais a temperaturas superiores a 1400º .   
São  totalmente isenta de porosidade ( zero absorção de água ), tem elevada resistência mecânica e térmica, esmalte liso e contínuo, totalmente isenta de metais pesados ( toxinas ), e são translúcidas. Se distingue de outros produtos cerâmicos, como a faiança e louça, pela sua vitrificação, transparência e resistência.     
            
As peças em porcelanas são consideradas as  mais nobres e de maior qualidade, por serem queimadas a temperatura mais alta do que outros  materiais.         


 Com diversas técnicas de decoração (Gravação de marcas, canetados, desenhos, pinturas...), as peças depois de prontas, podem ser trabalhadas e  são levadas a uma temperatura aproximadamente  1200º para que a pintura  ou gravação seja fixada à peça.


Jogo de Jantar e Chá 


Xícaras de Chá

                                                               
                                        
 Um teste simples:
A legítima porcelana tem a característica de sonoridade ao toque (som de sino).



Modelo de  Forno onde se assa as peças depois de pintadas.
                                                
                             Produção das peças:                                                                         

PORCELANAS - Produzidas com argilas brancas, com 30 a 65% de caulim; 20% a 40% de feldspato e com 15 a 25% de quartzo. Há variações quando se fala de porcelanas especiais como as produzidas pela Manufatura Nacional de Sèvres, na França. 


LOUÇA - Granito, Pó de pedra, Maiólica ou Faiança, são denominações especiais que caracterizam determinadas produções. A massa da louça é menos rica em caulim do que a porcelana e é associada a argilas mais plásticas. São massas porosas de coloração branca ou marfim e precisam de posterior vitrificação. 


Portanto:   Nem tudo que é branco é porcelana.



                       Algumas  peças que já pintei






Begin pintados
a todos que passam por aqui...

Encomendas e Orçamentos pelo email: 

monicaceliaabade@yahoo.com.br  



Um comentário:

Fico muito Feliz em ter você por aqui.
Begin pintados...